top of page

Cirurgia arterial

As artérias são responsáveis por levar o sangue com oxigênio do coração e pulmões aos mais diversos tecidos do corpo (intestino, músculos, cérebro etc.) para mantê-los vivos.
Quando as artérias obstruem isso pode causar problemas sérios como, por exemplo, um infarto (coração), um acidente vascular cerebral (“derrame”) ou uma isquemia com risco de amputação quando ocorrem nos membros, etc. Os problemas são causados na sua maioria, pelo desenvolvimento da aterosclerose (acúmulo de placas de gordura/colesterol nas paredes das artérias), que leva a obstruções das artérias. Fatores de risco como diabetes, pressão alta, o hábito de fumar, obesidade, genética (familiares com esse tipo de problema) e dislipidemias (aumento do colesterol) estão geralmente envolvidos. Também pode outro tipo de problema que é o enfraquecimento das paredes das artérias que levam a sua dilatação, como no caso dos aneurismas, aumentando o risco de ruptura e sangramentos.

Os procedimentos arteriais visam estabelecer novamente o fluxo sanguíneo quando há uma obstrução ou substituir por próteses/endopróteses (“canos” artificiais) as áreas de fragilidade (aneurismas).

Nos últimos anos, a cirurgia vascular tem utilizado cada vez mais soluções pelo método endovascular, com uso da tecnologia de stents e endopróteses. São métodos menos invasivos que as cirurgias abertas, possibilitando um tempo mais curto de recuperação pós-operatória e internação hospitalar.

bottom of page