
Varizes
TRATAMENTOS
LASER TRANSDÉRMICO
A tecnologia do laser tem sido cada vez mais utilizada pela especialidade vascular, tornando possível fazer em consultório o tratamento de varizes e vasinhos que antes só conseguiríamos resolver em centro cirúrgico. O tipo laser transdérmico utilizado é exclusivo para o tratamento vascular, ele atravessa a pele e atinge somente a veia. A técnica consiste em aplicar o laser no vaso a ser tratado e a energia térmica provoca o dano na veia fechando-a. Usualmente é associado à técnica de escleroterapia (aplicação dos vasinhos), permitindo um resultado mais eficaz, com resultados mais rápidos e duradouros.
ESCLEROTERAPIA
Mais conhecida como ‘aplicação dos vasinhos’, é um procedimento com uso injetável de produtos esclerosantes, que geram uma inflamação nas telangiectasias (vasinhos), provocando sua contratura gradual e progressiva, levando ao efeito estético de “clareamento dos vasinhos” das áreas tratadas. O procedimento é feito com uma agulha muito fina, em consultório e não necessita de repouso, porém deve-se cuidar com a exposição ao sol das áreas tratadas por alguns dias.
ESPUMA DENSA
Consiste no tratamento de varizes com uso injetável de um produto chamado polidocanol que, por manobras de agitamento, adquire a consistência de “espuma”. Pode ser utilizado para o tratamento de varizes maiores, inclusive para veias safenas insuficientes (doentes). Geralmente o procedimento é realizado com a assistência de aparelho de ultrassom, não necessita de repouso e pode ser feito em ambiente ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar e anestesia. Porém, devem se avaliar suas indicações em consulta com cirurgião vascular, sendo que a escolha da técnica deve ser individualizada de acordo com uma série de critérios clínicos de cada paciente.
CRIOESCLEROTERAPIA
Procedimento realizado com seringas contendo produto esclerosante congelado a menos 40º C, o que deixa seu conteúdo com consistência mais espessa, permitindo mais tempo de atuação (inflamação) do produto no vaso. Método complementar à escleroterapia (aplicação), melhorando seus resultados em determinadas apresentações.

CIRURGIA DE VARIZES
A cirurgia das varizes pode possuir diversas indicações. Os motivos mais frequentes incluem:
-
Apaziguar o incômodo estético decorrente do surgimento das varizes;
-
Melhorar dos sintomas que as varizes trazem como, por exemplo, a sensação de peso e o edema (inchaço) nas pernas ao fim do dia;
-
Diminuir o risco de complicações causadas pelas varizes, como as varicotromboflebites e tromboses, as pigmentações de pele (manchas escuras) e as úlceras (feridas) venosas.